A Benção das Cores


Vermelho é a essência da vida, branco remete à leveza, amarelo fala da sabedoria e do equilíbrio... Para dona Francisquinha, a boa intenção é colorida .
Tudo azul! Para a frente é que se anda! Dona Francisquinha, minha faxineira rezadeira, hoje chegou com novidades: aprendeu a abençoar a casa com cores. "É simples?", eu perguntei, entusiasmado. "Tão simples quanto são as coisas de Deus", ela me respondeu.
A COR DO DOM
Sem muito rodeio, a comadre me diz que o vermelho é a cor do coração, a essência da vida. "Por isso, essa cor é mágica e barra toda negatividade", ela me falou. E sugeriu colocar uma fita vermelha trançada num raminho floral, por trás da porta de entrada, mentalizando a proteção da moradia. "Mais vale gastar cinco minutos com um vermelho do que ficar amarelo por toda a vida!", Francisca arrematou.
O vermelho é também a cor do Divino Espírito Santo, "é o fogo do amor ao próximo, que comove o coração de Deus", ela me diz. Às vezes, o Divino aparece como uma pomba envolta em sete raios e flores coloridas, que representam os sete dons: sabedoria = azul-claro; entendimento = prata; conselho = verde; fortaleza = vermelho; consciência = amarelo; piedade = azul-escuro; devoção = roxo. Não é à toa que, depois de uma boa faxina, Francisca enfeita a sala com sete flores, rezando com fervor, pois "rezar é enfeitar o coração!".
Valha-me, Deus! Não se pode esquecer do restante da Santíssima Trindade, pessoas de muita consideração. A primeira delas é o Pai, que, para Francisca, se veste com a cor do céu. "O azul não é desse mundo!", ela me diz."Pertence ao infinito e, portanto, é uma cor divina mesmo, que, junto com o branco, ainda recobre Nossa Senhora." Por isso, muitas casinhas da roça são assim: parede branca e janela azul. Mas na hora de pintar é preciso pensar positivo: "Amor invencível! Graça infinita!", que o azul nos inspire e atraia o poder de Deus para o lugar.
Na Santíssima Trindade, o amarelo é a cor do Filho, a Segunda Pessoa, ou da sabedoria e do equilíbrio."Por isso, ainda fortifica a fé", segreda Francisca.
Mas era apenas um sonho. Olhava para seu corpo atarracado, para sua roupa rude de jardineiro, para suas mãos sujas de terra, para seus dedos ásperos como pedras. A Fräulein pertencia a outro mundo distante do seu mundo de jardineiro.
Deveras, minha gente. Para proteger a casa, é só visualizar a chama trina do coração (azul/poder, amarelo/ luz, vermelho/amor) expandindose em raios pela moradia.
A COR DA PÁSCOA
"O branco é a túnica do Cristo transfigurado! É a cor da Páscoa!", Francisca lembrou. O branco silencia a alma, traz leveza, liberdade, limpeza... Como representa a realização do plano divino imaculado, aparece como uma auréola de luz, envolvendo a cabeça dos santos. Para ajudar na renovação da vida, acenda, com boas intenções, uma vela branca de sete dias.
Mas a Páscoa tem ainda outros coloridos. "Se o branco soubesse o mimo que o roxo tem, 'panhava' sol e sereno pra ficar roxo também", graceja Francisquinha. É que o tempo de preparação da festa (a Quaresma) recebe a cor roxa, que ficou então associada à purificação, aos apelos e à misericórdia divinos.
Daí também a idéia do roxo estimular a ordem e a perfeição, qualidades que abrem a casa para as bênçãos desejadas. Acenda, sempre que precisar, uma lâmpada roxa na par te da casa que necessita ser curada por não mais do que 15 minutos ao dia, afirmando: "Meu lar é a pureza que Deus deseja".
DO AMANHECER VEM O ROSA-SOL
Depois da rezação da Páscoa, vem um tempo sagrado que, segundo a religião, tem a cor verde, da cura, da caridade e da renovação espiritual. Um verde-clarinho na parede ajuda contra o estresse e os conflitos, criando um ambiente calmo, mas com muita energia.
E do louvor, qual a cor? E da compaixão, então? Perguntei a Francisquinha. Observadora, ela me conta que descobriu no amanhecer e no entardecer uma nova cor, que batizou de rosa-sol. Para ela, essa luz meio violácea é a bênção amorosa da Mãe de Deus para os tempos atuais. "Essa ajuda do céu é real e pode ser acolhida todos os dias", conclui Francisca, emocionada. O rosa estimula o perdão e é bom visualizá-lo no peito ou representá-lo no centro da moradia.
Em pouco, muito se diz. Depois dessa faxina em prosa e verso, tive a certeza de que, para a vida fluir, basta a alma, com bênçãos, colorir...

Um comentário:

Renata disse...

Claudinha minha querida amiga, que coisa mais linda essa historinha, justo hj que aprendi que as cores são mesmo isso tudo. Banho minha casa e meu corpo com anil, e tudo muda, para melhor, para cima!
Com amor
Renata Fioravanti