Bototerapia usa poder curativo do boto-cor-de-rosa

Mais que simpático, curativo. O Centro Terapêutico do Boto-Cor-de-Rosa, situado no rio Ariau, a poucos quilômetros de Manaus (AM), aposta nos poderes "medicinais" do boto. Esses poderes teriam aplicações oncológicas, neurológicas e fisioterapêuticas.
Além de ser atração turística, o boto-rosa possui no cérebro um potente sistema de ultra-sons que o transforma em um complemento natural para atenuar da leucemia à depressão ou problemas de psicomotricidade, dizem os defensores da técnica.
Antônio Gaudério/Folha Imagem
Turista alimenta boto-cor-de-rosa no Amazonas; animal também tem poder para diagnosticar e ajudar a tratar doenças, diz cientista
O centro, dirigido pelo veterinário brasileiro Igor Simões, possui desde 2005 tratamentos baseados na interação com esse animal, cujo sistema de ultra-sons cerebrais é maior do que o do golfinho.
Situado no rio Ariau, que liga os rios Negro e Solimões (que depois se torna o rio Amazonas), o centro de bototerapia, como também é conhecido esse tratamento, tem a peculiaridade de trabalhar com os animais sem mantê-los em cativeiro, o que multiplica a eficácia, e é especializado no tratamento infantil, ainda em pequena escala.
O boto-cor-de-rosa, com seus pequenos e quase inúteis olhos, compensa a deficiência visual com um gerador de ultra-sons capazes de, "ao entrar em contato com as pessoas, ter uma visão delas equivalente à de uma ultra-sonografia na qual, em seguida, localizam onde está seu problema", diz Simões.

Nenhum comentário: