HAIKU

A lua sobre o pinheiro;
Eu a mantenho suspensa - removendo-a
e a contemplando cada vez.
Hokushi
Eu tenho dito a vocês que a lua é um dos grandes símbolos na escola de mistérios do Zen. Vocês irão encontrar a lua muitas vezes de diferentes aspectos.
“A lua sobre os pinheiros; Eu a mantenho suspensa”…. Apenas tente entender a poesia. “Eu a mantenho suspensa – fazendo-a desaparecer e contemplando cada vez”.
Certamente que você não pode suspender a lua e fazê-la desaparecer; mas o que você pode fazer, você pode abrir seus olhos e você pode fechar seus olhos. Quando você fecha seus olhos você afastou a lua para longe. Quando você abre seus olhos você traz a lua novamente. E contemplando-a cada vez – isso nunca preenche o desejo, o anseio por beatitude.
Dogen, the Zen Master: A Search and a Fulfillment

Nenhum comentário: